Como não te conheço muito bem, vou tratá-la por você.
Venho por este meio pedir-lhe amizade, não porque tenhamos algo em comum, mas porque quero mesmo que goste de mim antes de nos conhecermos. Correndo o risco de parecer arisco, tenho medo de a encontrar num qualquer beco escuro, antes ainda de a conhecer, e isso vejo que muito mal faz, a quem lhe acontece o mesmo. Repare:
Sou uma espécie de artista, que vive das oportunidades que vão surgindo, dos aquis e alis do mercado de trabalho, das coisas que me aparecem no caminho. Não me queixo disso, apenas acho que se me quiser ajudar, é melhor dar-me mais tempo antes de me tratar já por tu. Nem que seja só para não me assustar.
Já a vi a si uma ou duas vezes em locais artísticos, no fundo já nos cruzamos várias vezes. Uma vez apertámos a mão e trocámos números, mas nunca me chegou a ligar, agradeço-lhe por isso. Nunca se sabe se nessa altura eu teria a capacidade de discernir da nossa rápida amizade, é que eu sou dos que se apaixona facilmente.
Não minto, gosto da maneira como apesar de podermos ser baixos e gordos, a Fama, nos pode fazer sentir altos e magros. De como desinteressantes e insonsos nos pode apresentar como seres luminosos e imprescindíveis, mas isso dá-me medo. Amigos tenho, que da rapidez desse encontro, de coração partido ficaram.
Sei que a Fama é exigente, mas não entendo porque é quer todo o tempo para si. Porque é tão ciumenta, porque é tão voraz. Quer tudo para si, e quando parte, deixa um horrível vazio. Sei até de casos em que a sua partida faz o tempo voltar atrás, ao início antes do primeiro encontro consigo.
Deixe-me por isso ser primeiro uma pessoa interessante, não para si, mas para aqueles outros amigos que vão gostar de mim, antes, durante e depois de você me aceitar amizade.
Comprometo-me assim, a não reinventar uma palavra, ou a brincar com uma qualquer frase do senso comum, a emagrecer ou engordar só para ser seu amigo.
Com os melhores cumprimentos,
Pedro Saavedra (um artista português)
3 de Fevereiro de 2014
No comments:
Post a Comment